Os benefícios das sonecas relâmpago

19 de Outubro de 2021, 06:40

As sonecas deveriam fazer parte do cotidiano de todas as pessoas pelos vários benefícios que trazem para a saúde, para o bem-estar e para o humor. O corpo e a mente ganham muito com estes pequenos momentos de sono que podem ir de dez a 90 minutos, é o que diz o site Health Spectator.

Um estudo feito no ano passado no Alleghegy College, nos Estados Unidos, diz que dormir depois do almoço , pode reduzir a pressão sanguínea, melhorar a saúde cardiovascular e reduzir significativamente o estresse, que não só é algo positivo para a saúde em geral, como também melhora a produtividade e disposição.

Mas, quanto tempo devemos dormir numa soneca? Depende. Diz a mesma publicação que existem vários períodos de “sesta” (soninho) e que cada um traz um tipo de benefício. Vejamos:

Dormir de dez a 20 minutos: Aumento da energia, facilidade em despertar e maior disponibilidade para trabalhar. O tempo ideal para uma sesta são 26 minutos, já que é o tempo suficiente para melhorar o estado de alerta e resolver mais facilmente os problemas.

Já as de 30 minutos devem ser evitadas, pois causam um efeito igual à ressaca, podendo ser difícil acordar e manter a boa disposição. Contudo, para quem tem mais tempo, as sestas de 60 minutos são uma boa opção: melhora a memória a curto prazo, o que pode ser bastante benéfico antes de exames, reuniões ou testes.

Diz a publicação que o poder destas sonecas é ainda notório nas sestas de 90 minutos, tempo de descanso que permite melhorar a criatividade“ a memória emocional e os sonhos.

Medium b323f8948871178b8ea2049a1f164952