Outono teve início no Brasil no sábado, 20 de março

22 de Março de 2021, 06:43

A partir de agora os dias serão cada vez mais curtos em relação às noites e as temperaturas serão amenas. Essas são algumas das características do outono, estação que teve início no Brasil no último sábado, 20 de março, exatamente às 6h38 da manhã.

O outono no hemisfério Sul durará até o dia 21 de junho, que é uma segunda-feira, às 00h32. Por ocorrer após o verão e antes do inverno, é considerado um período de transição entre a época mais quente e mais fria do ano. Devido essa característica, muitas pessoas encaram essa estação como um período de mudanças e fragilidades.

À proporção que a estação vai avançando, os dias vão ficando menores e as noites maiores, ou seja, passa a anoitecer cada vez mais cedo e amanhecer cada vez mais tarde. Por causa disso, a temperatura média tende a diminuir porque a superfície terrestre fica menos exposta aos raios solares. Essa característica pode ser vista com mais evidência em locais com altas latitudes, ou seja, mais afastados da linha do Equador.

Outras características do outono é a queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores, mudanças bruscas de temperatura, a umidade relativa do ar sofre uma queda, diminuição dos períodos de chuva e aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.

A estação também é conhecida como o período de colheitas. Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproxima.

Medium 16a8fc3e97d8b52a3ef52f79f0caee22