Pernil: carne vem ganhando destaque na ceia de Natal

22 de Dezembro de 2022, 06:42

Nos últimos anos, o pernil assado tem ganhado espaço e se tornado uma das atrações gastronômicas mais marcantes nas ceias de Natal e Ano Novo. De porco, carneiro ou cordeiro, é uma alternativa que agrada a quase todo mundo. Essa popularidade provavelmente vem da maciez e sabor da carne.

Em geral, o pernil cru pesa cerca de 8 a 12 kg. Por isso, são necessárias cerca de dez pessoas para comê-lo. Seu preparo é simples, mas existem algumas dicas imprescindíveis para que se alcance o ponto certo. A forma mais tradicional de prepará-lo é a marinada, para que o tempero possa penetrar melhor na carne.

O primeiro segredo para o sucesso do pernil é que seja fresco. Como toda carne congelada, o pernil perde muito em textura quando é congelado. O próximo ponto importante é que quando marinado fique de molho no mínimo de um dia para o outro, podendo ficar até uns três dias. Também é importante tirá-lo da geladeira uma ou duas horas antes de assar. É ideal que o pernil esteja na mesma temperatura por dentro e por fora para que asse uniformemente.

E finalmente, para assá-lo é importante que o forno esteja próximo do mínimo da temperatura. No início, faz muita diferença colocar papel alumínio envolvendo toda a forma para que mantenha a umidade. Quando já estiver cozido, pode remover o embrulho e deixar dourar por cerca de meia hora.

O pernil leva cerca de uma hora por quilo de carne crua para assar, então é necessário começar várias horas antes de se servir. Para saber se está no ponto certo, espete com uma faca bem profundamente, espere um pouco, se não sai sangue, pode retirá-lo do forno. Uma dica é usar açúcar diluído em água no fim do cozimento para que a carne fique com um dourado especialmente bonito.

Confira agora a receita de um “Pernil Festivo”, feito com carne suína, vinho branco, alho poró e outras ingredientes!  

 

INGREDIENTES:
 *1 pernil suíno de mais ou menos 10 kg

*3 litros de vinho branco

*11/2 litros de água

*20 folhas de louro

*25g de pimenta-do-reino branca amassada

*200g de alho amassado

*4 cebolas branca grande cortada em rodelas

*4 cenouras grande cortadas em rodelas

*30g de orégano

*50g de manjericão fresco

*50g de alecrim fresco

*50g de salvia fresca

*100g de sal

*100g de caldo de carne em pó

*150g de salsão picado

*150g de alho poró

 

MODO DE PREPARO                                                

1. Em uma vasilha grande, coloque o pernil e fure o mesmo por todos os lados.

2. Com os demais ingredientes faça uma salmoura e coloque o pernil dento por no mínimo (3) três dias.

3. Passado este período, retire o pernil da salmoura e coloque em uma assadeira, levando ao forno para assar por no mínimo 6 horas, ou até que doure, em temperatura de 110º.

4. Após essa etapa, coloque o pernil em uma travessa grande com cebolas roxas assada na brasa, batata cozidas no sal e água puxada na manteiga com salsinha picada. Decore a travessa e sirva com acompanhamento de sua preferência.

 

 

 


 





 


 

Medium b1f7b6e3f8a9f5ee30b85ba87d4d1c8f