Pilates auxilia na recuperação de paciente pós-cornavírus

10 de Fevereiro de 2021, 06:40

Hoje temos no Brasil mais de 8 milhões de pacientes recuperados do coronavírus, mas vencer a doença pode ser apenas a primeira das muitas batalhas que os sobreviventes vão ter que superar. Algumas pessoas recuperadas se queixam de dispneia, fadiga e algias pelo corpo, mesmo após meses da infecção. Por este motivo, a indicação de atividades que exercitam a musculatura dos órgãos envolvidos na respiração são indicadas por profissionais da saúde para a recuperação dos pacientes. Nesse contexto, a fisioterapia respiratória é considerada uma atividade de reabilitação e o pilates, além de ajudar na reabilitação, também serve como um método preventivo.

O método pilates surge como forma de condicionamento físico que proporcionará um bem-estar ao indivíduo e diversos benefícios tanto para mente quanto para o corpo, uma vez que sugere proporcionar alterações nos músculos envolvidos na respiração. “As atividades ativam a musculatura respiratória desempenhando uma conscientização do eixo respiratório. Os movimentos que são feitos no pilates, por exemplo, também mexem com a respiração, por isso, melhoram a capacidade respiratória do paciente”, explica a fisioterapeuta Ellen Caroline Gabriel Soares.

Ainda segundo a fisioterapeuta, o pilates, também auxilia na rápida recuperação e prevenção do paciente. “A recuperação será mais rápida para a pessoa que já possui o hábito de fazer pilates, pois ela já tem um bom preparo da musculatura respiratória”, disse, acrescentando que o ideal é que a atividade possa ser praticada também como prevenção e não apenas como recuperação.

Por meio da reabilitação, o indivíduo pode recuperar total ou parcialmente a autonomia, a independência e a capacidade de interação social, melhorando consideravelmente a sua qualidade de vida. No entanto, é preciso ficar atento ao buscar o Pilates para reabilitação. Apenas o profissional graduado em fisioterapia e que possui formação específica em Pilates está legalmente habilitado para usar o método com o propósito de reabilitação.

 

Exercícios respiratórios em casa

Segundo a fisioterapeuta, a execução de exercícios respiratórios em casa não é contraindicado para a população, porém, é essencial realizar uma avaliação com um profissional antes. “Trabalhar a respiração em casa é bom, entretanto, para cada pessoa existe um exercício mais eficaz e, por isso, o recomendado é que essas pessoas procurem um profissional para passar uma orientação”, explica.

A profissional ainda menciona que, ao contrário do que se pensa, a atividade de pilates e os exercícios respiratórios não possuem restrições. “As pessoas acreditam que as atividades realizadas no pilates se direcionam às pessoas que possuem sequelas ou já sofreram alguma lesão, porém não é bem assim”, comenta. “Todas as pessoas que sentirem a vontade de melhorar a respiração, a postura ou se manter sempre ativo fisicamente podem realizar pilates. Crianças a partir de 8 anos, gestantes e idosos também podem fazer”, destaca.

Medium 9eb4fe023eff7b95db790042bf1ef621