Pontos turísticos do Rio de Janeiro voltam a funcionar no sábado

11 de Agosto de 2020, 06:42

A partir do próximo sábado, 15 de agosto, famosas atrações turísticas da cidade do Rio de Janeiro voltam a reabrir para o público, seguindo protocolos sanitários em virtude da pandemia de covid-19: o Trem do Corcovado, o Bondinho do Pão de Açúcar e a Rio Star, maior roda gigante da América Latina.

Trem do Corcovado

Segundo o presidente do Trem do Corcovado, empresa que administra a operação do serviço, Sávio Neves, os protocolos são rígidos e foram adotados para diversos equipamentos de turismo como o Áquario do Rio e o Museu do Amanhã.

Logo na entrada da Estação do Cosme Velho, na zona sul do Rio, onde parte e chega o trem para o alto do Corcovado, funcionários da empresa vão aferir a temperatura dos visitantes e todos devem estar de máscaras. O caminho até o embarque tem marcações para preservar o distanciamento. Os trens que costumavam sair de 20 em 20 minutos, agora vão partir a cada meia hora.

Mesmo autorizado a operar com dois terços da capacidade de passageiros, o Trem do Corcovado só vai funcionar com 50% do número de visitantes. O horário de funcionamento será das 8h às 16h, de segunda a domingo. Antes da pandemia, as visitas podiam ser feitas até as 19h.

Para evitar aglomeração nas bilheterias, a direção da empresa recomenda que os ingressos sejam comprados no site, em lotéricas ou no aplicativo do Trem do Corcovado. “As bilheterias vão funcionar normalmente, mas a nossa ideia é evitar que ali também se acumulem pessoas para que a gente não tenha aglomeração na área de bilheteria”, afirmou.

Roda gigante

A Rio Star, maior roda gigante da América Latina, também retorna no próximo sábado com protocolos de operação iguais aos do trenzinho para garantir a segurança dos frequentadores e colaboradores. Também vai funcionar com 50% da capacidade técnica nas cabines. Cada uma terá, no máximo, quatro pessoas – antes da pandemia eram oito. Por causa do momento atual, será permitida a abertura da janela.

A aferição de temperatura dos visitantes, parceiros, terceiros e fornecedores vai ser feita na entrada do parque, colaboradores por meio do uso de termômetros infravermelhos. O uso de máscaras será obrigatório. O acesso à praça de alimentação e à loja de souvenirs do parque será controlado e monitorado para evitar aglomeração.

A Rio Star, localizada na zona portuária da cidade, funcionará todos os dias, das 10h às 18h, com exceção das quartas-feiras, quando permanecerá fechada.

Bondinho do Pão de Açúcar

O bondinho estará aberto ao público de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h. A direção da atração estimula a compra dos bilhetes, prioritariamente, por meio do site oficial. No caso de compra presencial, deve ser usado o cartão. Para evitar aglomeração, os bondes vão operar com dois terços da capacidade.

Medium c71b99e819552b1715c720e1fe3824c5