Principais causas de dores nas pernas

23 de Junho de 2020, 06:42

Queixas sobre dores nas pernas são muito mais frequentes nos consultórios do que se imagina. Apesar de sempre associarmos o cansaço nas pernas às varizes ou questões musculares, esse incômodo também pode indicar outros problemas. Todo mundo conhece alguém ou já foi acometido por dores súbitas nessa região. Via de regra o conselho mais comumente ouvido é o de colocar as pernas para cima e esperar um pouco. A máxima popular é verdadeira, no entanto, homens e mulheres devem ficar atentos quando essas dores aparecerem, pois pode ser sinal de algo mais grave do que apenas cansaço.

Há diversas causas que não são só de origem vascular, mas também de dores originárias do sistema musculoesquelético, como quadros de inflamação do nervo ciático (lombociatalgia), dores nas articulações do quadril, do joelho e do tornozelo, (causados normalmente por artrite ou artrose) ou dores musculares advindas de má postura e inflamações crônicas como tendinite e contratura crônica da musculatura.

 

Dicas para amenizar dores:

Sapatos confortáveis

O uso de salto alto ou de calçados com solado muito rígido ou irregular pode agravar as dores musculares, articulares e as dores provocadas pelas varizes. O ideal é que seja utilizado um calçado confortável e adequado às necessidades.

Pernas para o ar

O repouso ao fim do dia é essencial. Deixar os membros elevados por no mínimo meia hora é a melhor maneira de descansar as pernas, principalmente para quem fica em pé o dia todo.

Relaxe

Massagens são muito bem-vindas e recomendadas para os casos de dores musculares, bem como nos casos de edema linfático das pernas. Esse procedimento deve ser indicado por um médico e realizado por um profissional da fisioterapia com conhecimento sobre a doença.

Métodos caseiros

As meias elásticas ajudam a prevenir e tratar os casos de inchaço crônico, principalmente nos casos de varizes e edema linfático. Existem diferentes tipos e tamanhos, e normalmente são prescritas para uso contínuo, pois além de melhorar os sintomas, ajudam na prevenção de complicações.

Atividade física

A caminhada é o exercício mais indicado para os pacientes que apresentam dor crônica nas pernas, pois além de melhorar o fluxo sanguíneo nos membros inferiores, também ajudam a melhorar a condição cardiovascular, o controle de peso e o combate a diabetes.

 

Causas alarmantes de dor nas pernasArtrite séptica, doença de legg-calve-perthes, claudicação, câncer ósseo, trombose venosa profunda e artrite reumatoide. Por isso, é sempre recomendável procurar um especialista para saber de onde é proveniente as suas dores nas pernas.

 

Medium 23efacf8634586f2b284691dbe03532d