Programação da campanha Maio Amarelo começa hoje

03 de Maio de 2021, 07:07

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, começa nesta segunda-feira (3), a campanha Maio Amarelo, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O movimento ocorre em diversas cidades do mundo e tem por objetivo promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

A capital sergipana vem registrando queda nos números de ocorrências de trânsito: no primeiro trimestre do ano passado foram registrados 750 acidentes, 284 vítimas feridas e dez mortes. No mesmo período de 2021, foram 503 acidentes, 251 pessoas feridas e seis óbitos. Apesar da redução, os números ainda são significativos, por isso ações de conscientização como o ‘Maio Amarelo’ são importantes.

“Estaremos levando uma mensagem de paz no trânsito à população, respeitando os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Com cartazes, reforçaremos a importância da população respeitar as sinalizações e leis de trânsito para reduzirmos ainda mais o número de acidentes e construirmos um trânsito mais seguro para todos”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.

 

Medium 2c442fae51737a303d16674bc59b73a8