Quarta-feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo?

14 de Fevereiro de 2024, 06:00

A Quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia de Carnaval. No entanto, a data é uma comemoração católica e define o início da Quaresma. Mas o dia, assim como a segunda-feira de Carnaval, não é oficialmente um feriado nacional. São chamados pontos facultativos, e as empresas e repartições públicas podem exigir que seus empregados trabalhem normalmente. Mas há consenso no Brasil e os patrões costumam dar as folgas para os trabalhadores nestes dias. Esse ponto facultativo, no caso da quarta, é até o meio dia. A partir desse horário, a Quarta de Cinzas é considerada dia normal de trabalho.

Esse é o primeiro dia da Quaresma, que é um período de reflexão e arrependimento. A Quaresma começa na Quarta de Cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa - nos dias que antecedem a Páscoa.

Significado da Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é um tempo de arrependimento e confissão. Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus, quando ele esteve no deserto e foi desafiado e provocado pelo demônio.

Medium 1aac17a098c9f1e0a6cbd510e409a7dd