Risoto de limão siciliano com óleo paravida

16 de Abril de 2021, 06:42

O risoto é, sem nenhuma dúvida, um dos pratos mais importantes da culinária. Cremoso e úmido, o prato é sinal de sofisticação e um dos ápices da gastronomia. O risoto é um prato que mescla sofisticação e ingredientes de primeira qualidade. Porém, em sua origem, no século XI, ele não era tão popular e não tinha nada de sofisticado como o conhecemos nos dias de hoje.

No século XIX, junto com os imigrantes italianos, o risoto começou a aparecer em nosso Brasil, se tornando um dos pratos preferidos por aqui. Misturando o excelente sabor do prato, com a criatividade do povo brasileiro, o risoto ganhou novos ingredientes. Carnes, crustáceos, pato, frango e até mesmo queijo começaram a aparecer no prato italiano.

Uma curiosidade interessante é que, até os anos 80, o risoto tradicional era conhecido como “arroz de forno”. Vamos para uma receita deliciosa com um ingrediente que faz toda diferença: os óleos essenciais – da @oleosparavida!



INGREDIENTES

Caldo de Legumes: *2 litros de água  *2 cebolas *2 cenouras *1 talo de alho-poró *1 talo de salsão
Risoto: *1/2 cebola *1 dente de alho *2 xícaras de arroz arbório *200ml de vinho branco seco *Azeite de oliva a gosto *50g de queijo parmesão fresco ralado *30g de manteiga *Cheiro verde a gosto *2 a 3 gotas do aroma natural de limão siciliano *Sal e pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Caldo de Legume: Higienize e corte grosseiramente todos os ingredientes e coloque-os em uma panela com água fervendo. Em fogo baixo, deixe os ingredientes serem reduzidos por 45 minutos (em média).

2. Coe o caldo que se formou. Adicione o aroma natural de sua preferência. Obs.: no preparo dessa receita, nós usamos os aromas naturais de Pimenta Preta e Alecrim. Para cada 1 litro de caldo, use 1 gota do aroma. Esse caldo pode ser armazenado na geladeira por 5 dias ou conservado no congelador por até 3 meses.

3. Risoto: Coloque um fio de azeite na panela e refogue a cebola e o alho. Adicione o arroz e refogue. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Adicione o caldo aos poucos, sempre mexendo o risoto.

4. Quando o arroz estiver levemente al dente, desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo parmesão ralado, o cheiro verde e finalize com o aroma natural de Limão Siciliano.

Medium c3a7414511f2456d252817116681bb19Medium 915db376d066600af4b99d4436d2240b