Roer unhas pode acarretar problemas graves a saúde

09 de Julho de 2020, 06:41

Você tem o hábito de roer unhas? Esse tipo de problema é extremamente comum e afeta muitas pessoas. Inclusive, estima-se que cerca de 30% da população mundial passa por essa situação no dia a dia.

Infelizmente, as consequências vão além do aspecto estético, que fica inegavelmente comprometido. É isso mesmo! Roer as unhas também pode impactar a saúde de maneiras negativas. Além do desgaste dos dentes, o ato repetitivo de mordiscar as unhas afeta todo um sistema que abrange ossos, músculos, nervos, vasos sanguíneos e língua. Dessa forma, vira fator de risco para  disfunções na articulação temporomandibular (ATM), aquela que conecta a mandíbula ao crânio e fica logo à frente dos nossos ouvidos. Um dos principais resultados desse desgaste é a dor nos músculos da face e a de cabeça.

Zumbido, incômodos nos ouvidos, limitação de abertura da boca e dificuldade para mastigar os alimentos são alguns dos outros sintomas da disfunção temporomandibular (DTM). E todos podem ser desenvolvidos a partir desse hábito aparentemente inofensivo. 

Outro aspecto importante, e que não diz respeito só à cavidade oral, é o da higiene. Nem sempre as mãos e as unhas estão limpas quando a pessoa as leva à boca. E isso abre caminho ao contato com vírus e bactérias. A presença desses micro-organismos pode ocasionar gengivite, doença periodontal e até problemas sistêmicos.

Mas como é possível perder o hábito e ter unhas bonitas e saudáveis? Existem dicas práticas que ajudam. Confira!

 

  • O primeiro passo para deixar de roer as unhas é identificar as causas e as ocasiões mais propicias.
  • Manter as unhas cortadas ajuda. Embora seja possível roer unhas curtas, essa é uma tarefa mais difícil.
  • Conservar as unhas esmaltadas é uma outra maneira de evitar a mania de roê-las. Isso ocorre pela ativação da força de vontade, graças ao ímpeto de conservar a manicure intacta, sem que o esmalte seja retirado em um momento de ansiedade.
  • Recorra ao uso de produtos específicos para esse problema. Na maioria das vezes, eles são apresentados como bases incolores que possuem um sabor bastante desagradável.
  • Mascar gomas também é uma boa estratégia, especialmente no começo do “desapego” do hábito. No entanto, é importante que os chicletes sejam livres de açúcar, para evitar o aparecimento de cáries, diabetes e outros problemas bucais.
  • A ansiedade é um dos fatores que mais estão associados ao ato de roer as unhas. Por isso, utilizar bolinhas anti estresse ou outras estratégias para manter as mãos ocupadas é sempre uma boa alternativa.
Medium d968d3ea55ed11287201a1352479d619