Rússia vai testar vacina contra coronavírus em 40 mil pessoas

21 de Agosto de 2020, 06:39

Mesmo depois de críticas, a Rússia anunciou que vai iniciar, na próxima semana, os testes clínicos envolvendo mais de 40.000 pessoas para sua vacina contra o coronavírus, apresentada em 11 de agosto e vista com ceticismo pela comunidade internacional. O estudo será realizado em mais de 45 centros médicos em todo o país.

O site oficial dedicado à vacina anunciou, por sua vez, que a fase 3 dos ensaios clínicos envolvendo mais de 2.000 pessoas em vários países havia começado em 12 de agosto. Questionado pela AFP sobre esses testes, o serviço de imprensa do fundo soberano especificou disse que não há fase 3 na legislação russa. Segundo a Rússia, do ponto de vista jurídico, são estudos que ocorrem após o registro da vacina".

O chefe do fundo soberano, Kirill Dmitriev, declarou em uma coletiva de imprensa on-line realizada nesta quinta-feira que a vacinação de pessoas pertencentes a "grupos de risco", incluindo profissionais da saúde, também começará na próxima semana de forma voluntária. “Mais de 20 países solicitaram a compra de um bilhão de doses da vacina russa”, afirmou.

Ainda de acordo com Kirill Dmitriev, a Rússia concordou em produzir vacinas em cinco países. “A previsão é que o início das vacinações em larga escala na Rússia aconteça em outubro, sendo o início das entregas de vacinas no exterior agendado para novembro ou dezembro”, conta.

"Vimos uma mudança significativa no tom da Organização Mundial da Saúde (OMS). Inicialmente, de fato, eles não tinham informações suficientes sobre a vacina russa, agora informações oficiais foram enviadas e eles vão avaliá-las", explicou Dmitriev.

Medium 2925445467e70c6e234921b276c066a9