Saiba a diferença entre carne-de-sol, carne seca e charque

26 de Fevereiro de 2021, 06:42

Vamos colocar de vez um ponto final nesta confusão. Aquela carne vermelhinha, que desfia fácil e que, em geral, é a primeira que a gente ataca na feijoada é facilmente confundida entre carne-seca, carne-de-sol e charque. Apesar de a aparência ser muito semelhante, no conceito elas têm diferença.

 

A diferença reside basicamente na técnica de preparo. Todas são feitas com carne bovina, sendo que a carne-de-sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados. Diferentemente do que o nome dá a entender, ela não é exposta aos raios solares. Como exige um clima muito seco, o preparo da carne-de-sol é somente possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. Com processo rápido, a secagem forma uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne, que continua úmida e macia. Dos três tipos de carne desidratada é a que cozinha com maior rapidez.

 

Já a carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação. Por conta da extrema desidratação, ela pode durar até quatro meses em temperatura ambiente, contra os quatro dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar. É muito utilizada, principalmente, no Nordeste do Brasil. No Sudeste, entra no preparo da Feijoada.

 

O charque, típico da região Sul do Brasil, é preparado de modo similar ao da carne seca. O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade.

 

Desfeita a confusão é hora de apreciar e definir qual delas lhe agrada mais. Mas não se esqueça de dessalgá-las com um dia de antecedência. Basta cortar a carne em pedaços não muito pequenos e deixar em água abundante. No dia seguinte, é indicado dá uma fervida para finalizar o processo. Pronto! Agora é seguir o passo a passo da receita: Bolinho de Mandioca com Recheio de Carne Seca. Lembrando que você pode substituir a carne seca pela carne-de-sol ou charque.

 

INGREDIENTES

1 kg de aipim sem casca, cozido e amassado com garfo

1 ovo

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1/2 xícara (chá) de parmesão ralado

4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio

2 xícaras (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

2 colheres (sopa) de salsa picada

1/2 xícara (chá) de requeijão culinário

 

MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela, misture o aipim com o ovo. Junte o sal, a pimenta, o parmesão e o cheiro-verde. Adicione a farinha aos poucos. Misture até obter uma massa firme. Reserve.

2. Recheio. Em outra tigela, misture a carne com a salsa. Faça bolinhos com a massa, achate na palma da mão e recheie com um pouco da carne e do requeijão. Feche em forma de croquetes. Prepare toda a massa. Frite aos poucos em óleo bem quente. Escorra sobre papel-toalha e sirva.

 

 

 

Medium 63f72c77f93a5206451f4b00ea43efbe