Saiba como evitar acidentes elétricos ao utilizar o aparelho celular em casa

05 de Outubro de 2021, 06:40

O celular é um eletrônico indispensável no cotidiano, mas pode ser muito perigoso quando utilizado no momento que estiver carregando na tomada. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2020 foram registrados 15 acidentes entre choques e explosões com celulares. Isso ocorre por conta da sobrecarrega no aparelho que pode causar acidentes como a descarga elétrica.

Segundo o coordenador de segurança da Energisa Sergipe, Robson Jezler, orienta que o ideal é retirar o aparelho da tomada para usá-lo. “A orientação é não utilizar o celular enquanto ele estiver conectado à tomada. Se for necessário usar, é melhor desconectar e depois colocar novamente para carregar. É um hábito comum, mas o celular não deve ser usado enquanto ele estiver carregando”, alerta Robson.

Ainda segundo Robson, os consumidores devem evitar dormir com o celular carregando na tomada e próximo à cama, pois um superaquecimento pode levar o aparelho a explosão. 

 

Como evitar acidentes:

- Não utilize o celular quando estiver carregando. Se for necessário usar o aparelho, desligue da tomada;

– Não utilize ou carregue o celular se estiver chovendo ou com relâmpagos;

– Evite carregar o celular enquanto estiver dormindo, principalmente embaixo do travesseiro ou ao lado da cama, para evitar o superaquecimento;

– Evite carregar o celular em locais úmidos, como o banheiro por exemplo, pois a água é um bom condutor de energia e pode causar choque elétrico.

Medium 30d28726b7d30ecbfae9e68df8f23a39