Saiba como melhorar o sinal do Wi-Fi em sua casa

09 de Setembro de 2020, 06:40

Com o avanço da internet nas residências, o Wi-Fi se tornou um dos meios de conexões mais populares entre os brasileiros, principalmente para os que utilizam aparelhos móveis para navegar na rede. No entanto, problemas ligados à conexão wireless são comuns, mas podem prejudicar sua navegação. Por exemplo, você consegue utilizar a internet em todos os cômodos da casa?

Algumas dicas são bastante úteis para melhorar a cobertura da sua rede doméstica. Para começar, é preciso entender qual é o problema da sua internet. Acesse um medidor de velocidade, como o fast.com, e veja se o pacote que você contratou está sendo entregue. Talvez seja o caso de solicitar um aumento de velocidade.

Se você não pode aumentar a velocidade, veja abaixo algumas dicas para ajudá-lo a ampliar o sinal do Wi-Fi de sua casa:

 

  • Primeiro, encontre a posição ideal para o seu aparelho de Wi-Fi, seja ele o modem ou o roteador. O ideal é colocá-lo num canto do cômodo, onde as paredes servem para refletir o sinal por toda a casa. Mas lembre-se de tentar mantê-lo no cômodo onde você mais usa a internet, como o local em que trabalha.
  • Mantenha-o longe de aparelhos que podem gerar interferência, como o microondas. Quanto mais amplo e aberto o espaço ao redor dele, melhor.
  • Deixe as antenas sempre na vertical para ampliar a distribuição do sinal. Talvez seja interessante também comprar um roteador ou um repetidor de sinal para levar o Wi-Fi para mais cantos da casa.
  • Muitas pessoas possuem conexão de internet sem fio atualmente, e com certeza sua rede está funcionando no mesmo canal que a de alguns dos seus vizinhos. Isso é ainda mais comum se você mora em um prédio. Para melhorar a cobertura do seu Wi-Fi e para que ele tenha menos interferência, você pode fazer algo bem simples: escolher o canal que está mais livre. Entre os softwares mais usados para verificar qual o melhor canal para conexão estão WiFi Analyzer e WiFi Stumbler. Ambos oferecem gráficos para ver qual canal está utilizando cada roteador, para então recomendar os melhores.
  • Se nada funcionar, a última dica é abandonar o Wi-Fi de uma vez e usar o cabo de rede. Não importa quão bom seja o seu sinal de internet sem fio, nada supera a estabilidade e velocidade de uma conexão cabeada. Se o seu computador permitir, é claro.

 

Medium d012e80b3d318a0c861770b9ca327d0a