Saiba como respirar corretamente durante a corrida

07 de Abril de 2021, 06:43

A respiração tem a principal função de oxigenar o corpo. É o sistema respiratório que realiza a troca de gases com o ar atmosférico e assegura a concentração de oxigênio no sangue, o que permite o bom funcionamento das reações metabólicas do organismo e mantém regulada a temperatura corpórea. Por isso, respirar melhor é extremamente importante na prática esportiva.

O diafragma é um músculo aliado poderoso em sua corrida. Mas como deve ser a respiração para corrida? A cada contração, esse músculo respiratório ajuda a expandir seus pulmões para trazer oxigênio – um gás que seus músculos precisam para gerar energia. Enquanto treina, você inala oxigênio e expira dióxido de carbono, o que pode causar ansiedade e falta de ar.

Mas como saber se a respirando está correta? Há alguns sinais que podem mostrar que você não está usando o diafragma de forma eficiente. Além de apenas ficar ofegante, claro. Podem ser sinais como aperto ou dor no pescoço ou nas costas, ombros que se elevam e abaixam, uma rotação assimétrica em seu torso, costas arqueadas ou costelas alargadas e respiração paradoxal – quando seu estômago sobe quando você expira e afunda quando você inala.

Uma maneira de melhorar a respiração durante a atividade física é fortalecer a musculatura que ajuda nos movimentos causados pela respiração, como abdômen, intercostais e paravertebrais. Isso porque, aquela dorzinha na lateral da barriga, por exemplo, que algumas pessoas sentem ao correr é causada quando a pessoa está se exercitando em um nível mais forte do que seu corpo consegue suprir a necessidade de oxigênio, por isso o fortalecimento desses músculos podem ajudar a ter mais consciência da respiração.

E quais os princípios da respiração para corrida?

 

- Relaxe e respire pela barriga;

- Concentre-se e encontre o ritmo; 

- Conte e treine o seu diafragma

 

Medium 641e959f245d5acdd5a1712c41bc8cba