Saiba quais as consequências para quem dorme pouco

07 de Outubro de 2021, 06:40

Para realizar qualquer atividade enquanto você está acordado, seu cérebro gasta muita energia. A principal molécula que carrega essa energia, conhecida como ATP (adenosina trifosfato), é acionada toda vez que há alguma reação no seu corpo. Com a quebra dessa molécula para utilizar a energia, sobra uma substância chamada adenosina, que no sistema nervoso central tem o poder de induzir o sono.

Se produzimos por muitas horas seguidas sem dormir, receptores captam o excesso de adenosina e avisam o cérebro: "Já deu, você utilizou energia demais e agora é hora de descansar". "Inclusive, esse é um dos efeitos da cafeína: ela bloqueia esses receptores e não deixa o cérebro perceber que você está cansado, por isso tomar café causa um estado de alerta", explica André Souza, doutor em psicologia cognitiva e neurociências pela Universidade do Texas (EUA).

Além de bocejos involuntários, muitas outras consequências podem afetar as pessoas que dormem pouco. Saiba as consequências:

 

1. Aumenta o rico de doenças

Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, alguns tipos de tumor.

2. Diminui o metabolismo

Além de equilibrar o sono, a melatonina é um poderoso regulador da ação da insulina e controla todos os pontos do balanço energético do corpo. Ela regula a ingestão alimentar, o fluxo de nutrientes e, acima de tudo, o gasto de energia. Com isso, ajuda não apenas a reduzir o peso como também impede que ele aumente conforme a pessoa envelheça.

3. O sistema imunológico enfraquece

O principal meio de recuperação do organismo é o sono. Enquanto estamos na cama, ele libera hormônios que queimam gorduras e estimulam o sistema imunológico. Se você não dorme, mais trabalho ele terá para combater infecções e doenças.

4. As olheiras começam a aparecer

Se o corpo não descansa, o resultado é certeiro: você sente na pele! As olheiras surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento  dos vasos capilares da região em torno dos olhos. E alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites maldormidas agravam o problema.

5. Prejudica o trabalho

Passar muitos dias sem dormir direito faz com que o seu cérebro fique cansado. Logo, atividades mais simples como tomar decisões, manter a concentração no trabalho e lembrar-se da lista das atividades do dia tornam-se um tremendo desafio.

6. Aumenta o risco de diabetes

Quem dorme pouco também produz mais cortisol, o hormônio do estresse, responsável pela resistência à insulina – outro fator que leva ao ganho de peso e ao diabete tipo 2.

7. Redução do libido

O stress prolongado por déficit de sono interfere até mesmo na disposição para o sexo. Se o sono não é reparador, o corpo sofre uma descarga considerável de cortisol e adrenalina, hormônios diretamente ligados à sensação de cansaço. Segundo um estudo da Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, dormir pouco pode, ainda, diminuir a intensidade do orgasmo.

Medium fea75b0c4962b79e2ee837170b835310