Saiba sobre a ultrassonografia para diagnóstico da endometriose

15 de Setembro de 2022, 06:41

Com o propósito de investir no aprimoramento dos serviços e em tecnologia de ponta, a Rede Primavera passou a disponibilizar o exame de ultrassonografia para mapeamento de endometriose e adquiriu um novo aparelho de ultrassonografia de última geração, que possibilita uma melhor resolução de imagem, com capacidade de identificar o problema com maior precisão.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o útero internamente – em outros locais. É a principal causa de infertilidade em mulheres em idade reprodutiva e suas principais manifestações clínicas são cólicas menstruais intensas, dor pélvica, dor durante a relação sexual, mudança do hábito intestinal e urinário durante o período menstrual. Na presença da suspeita clínica, o ginecologista pode solicitar exames para detecção e mapeamento da endometriose.

A ultrassonografia para mapeamento de endometriose é um exame com alta acurácia na avaliação da doença, podendo ser utilizado como exame inicial nas pacientes com suspeita. O exame tem como objetivo o mapeamento dos focos de endometriose, permitindo o adequado planejamento do tratamento cirúrgico ou clínico. É um exame acessível, realizado após preparo intestinal, sem radiação, que apresenta alta sensibilidade e especificidade na detecção da endometriose profunda.

 

Medium 5eae1854845790d4605e1f046bb0deff