Sanduíches valem por uma refeição balanceada

27 de Novembro de 2020, 06:42

O trabalho, a vida acelerada nas grandes cidades e os contratempos do dia-a-dia faz com que as pessoas dispensem cada vez menos tempo às refeições. O que antes era sagrado, o hábito de sentar à mesa e gastar no mínimo uma hora entre uma salada, prato principal e sobremesa, hoje foi substituído por um lanche rápido, muitas vezes em movimento e por outras atividades entre as tarefas rotineiras. É ai que entram os sanduíches. Sim, apesar de tão criticado, o sanduíche pode ser também uma boa solução para as refeições rápidas, seja no café-da-manhã ou nas demais horas do dia: o tradicional "pão com alguma coisa" pode oferecer também equilíbrio nutricional.

No entanto, saber quais as combinações ideais para cada situação é importante para não deixar nutrientes de lado e, ao mesmo tempo, não extrapolar nas calorias. O sanduíche que fará parte da mesa do café-da-manhã precisa ser mais simples do que os do almoço ou jantar. Na primeira refeição do dia, vale investir nos pães integrais ou ricos em grãos. É recomendável também usar queijos e um tipo de embutido, para incrementar o lanche da manhã. Dê preferência aos menos gordurosos, como queijo branco, peito de peru ou presunto sem capa de gordura.

Já os sanduíches que podem substituir o almoço ou o jantar, precisam contar com os nutrientes recomendados para estas refeições. Por ser fonte de carboidrato, o pão faz o mesmo papel do arroz, massa ou batata que estariam no prato principal. As carnes, fontes de proteínas, podem ser trocadas por peito de frango grelhado, filetes de peixe, pedaços de atum, patês, queijos diversos, legumes crus, frutos exóticos, pickles, azeitonas. Enfim, são inúmeras as possibilidades de inventar algo de novo.

A seguir veja uma sugestão de sanduíche natural de frango. Acompanhado de um bom vinho, a refeição fica completa. Bom apetite!

 

INGREDIENTES

100 g de frango desfiado pré-cozido

1/2 cebola pequena picada

1/2 tomate picado

1 cenoura pequena ralada

1/2 lata de milho verde

Salsinha e cebolinha a gosto

Sal a gosto

Maionese light a gosto

Pão de forma

Alface verde

 

MODO DE PREPARO

1. Refogue o frango desfiado com azeite, alho e cebola em uma panela.

2. Misture a cebola e o tomate picados, a cenoura ralada, o milho, a salsa, a cebolinha e o sal.

3. Adicione maionese até a obter a consistência desejada do recheio.

4. Coloque o recheio entre duas fatias de pão de forma. Se desejar, acrescente alface verde.

 

 

 

 

 

 

 

Medium dfc77a8e2dc23253ed5c9f6c277872a4