São Paulo terá passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos

23 de Agosto de 2021, 11:42

Para entrar nos estabelecimentos da cidade de São Paulo, será exigida a comprovação da vacinação contra covid-19. A medida deverá entrar em vigor nas próximas semanas, com a criação de um passaporte que a prefeitura está criando para ser apresentado no comércio, serviços e eventos em geral.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o comprovante da vacinação poderá ser feito por meio do aplicativo da prefeitura ou com o cartão físico da vacinação. O anúncio com todos os detalhes, incluindo a data de início para a medida entrar em vigor, ainda será feito oficialmente. Locais que não cumprirem a exigência poderão ser multados.

Com essa medida, as pessoas precisarão está com o esquema vacinal em dia. Então, se o cidadão tomou apenas uma dose e ainda não chegou a data para a segunda, não há problema. Mas, se estiver atrasado, pode ser impedido de entrar nos locais.

A proposta é incentivar a vacinação na capital. O cidadão deverá baixar o aplicativo e-SaudeSP, da prefeitura, que apresenta todas as informações de saúde do usuário, com base nos dados do Ministério da Saúde. Pessoas que tiverem dificuldade em baixar a ferramenta poderão apresentar o comprovante físico.

"A pessoa baixa o aplicativo da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa [no empreendimento", informou Nunes.

 

Medium 1fc7916a961833829b26bcb73705072e