Segunda fase do Festival É Tudo Verdade começa hoje

23 de Setembro de 2020, 07:11

Começa nesta quarta-feira (23), a segunda fase do maior festival de documentários do Brasil e um dos maiores da América Latina - É Tudo Verdade – com um filme exibido em drive-in. O festival vai até o dia 4 de outubro.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a 25ª edição do festival foi dividida em duas fases. A primeira ocorreu em março, com apresentação on-line de 30 documentários, entre longas, curtas e séries. A previsão inicial do festival era de que a segunda fase poderia ser feita nos cinemas, mas como a pandemia do novo coronavírus prossegue no país, com salas ainda fechadas na capital paulista, a nova etapa será novamente por streaming.

Nesta segunda fase do evento serão apresentados 61 documentários da mostra competitiva, entre eles dez longas brasileiros. Na abertura será apresentado o documentário A Cordilheira dos Sonhos, de Patricio Guzmán, que aborda a ditadura no Chile. O filme será exibido, somente para convidados, em formato drive in, a partir das 20h30 de hoje, mas haverá também uma transmissão on-line gratuita, para todo o público, nesse mesmo horário, no site do festival. O filme foi um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes do ano passado.

Os demais filmes do festival serão todos apresentados por streaming e participam da mostra competitiva. Os documentários premiados pelos júris do festival, tanto na competição brasileira quanto na internacional, sejam de longas, médias ou de curtas-metragens, serão automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar do próximo ano.

Os dez longas brasileiros serão apresentados diariamente, em sessões diárias, às 21h. No dia seguinte à exibição, sempre às 17h, os diretores desses filmes participarão de debate virtual, disponível no site do festival.

No encerramento do evento, no dia 4 de outubro, às 20h, será exibido o documentário Win Wenders: Desperado, de Eric Fiedler e Andreas Frege, sobre um dos cineastas mais prestigiado no mundo, autor de documentários como Buena Vista Social Club, Pina e o Sal da Terra.

 

 

Medium f42a260567d8e8047e9ce43209dd69da