Sergipano lança livro sobre cinema e educação em Ouro Preto

18 de Junho de 2024, 06:02

O mestre em cinema pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Raul Marx, viajará para Ouro Preto, em Minas Gerais, para lançar do seu primeiro livro “Ver e criar imagens: experiências com cinema-educação em Sergipe” na 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece entre os dias 19 e 24 de junho.

Na programação da mostra, acontece o XVI Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, que é a organização responsável por promover as atividades que envolvem cinema e educação dentro da CineOP. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 20 mil pessoas. O livro foi lançado pela Editora Multifoco e está disponível no site da mesma para a venda (https://www.editoramultifoco.com.br/shop/ver-e-criar-imagens-experiencias-com-cinema-educacao-em-sergipe-2933 ).

 

O livro traz uma pesquisa que analisa o impacto do cinema na educação, baseada em dois anos de atividades do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) da UFS. O objetivo foi entender a prática educativa e refletir sobre a interação entre cinema, estudantes, professores e a escola. As conclusões destacam as novas perspectivas trazidas por filmes e pela diversidade de participantes.

Raul Marx, natural da cidade de Poço Verde (SE), construiu uma trajetória de aprendizados dentro da Universidade e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE/UFS), vindo de escola pública, o mestre e agora escritor, se baseou na sua superação de sentimentos sobre a sua capacidade intelectual para chegar até jovens e adolescentes e ter um diálogo franco e consistente em suas oficinas. “Lançar um livro é coroar esse esforço que eu sempre pratiquei. Porque além dos estudos e da pesquisa, ali também tem um pouco de vontade de fazer as coisas acontecerem e que elas possam acontecer da melhor forma possível. E o tema de cinema e educação sempre me mobiliza para esse lugar”, declarou Raul Marx.

Para chegar até o evento de lançamento que acontece no dia 23 de junho, às 12h30, o egresso da UFS contou com a ajuda de amigos, familiares e professores através de rifas para custear sua passagem e hospedagem em Ouro Preto. Felizmente, a rede que se construiu durante sua pesquisa possibilitou que esse caminho pudesse ser feito com sucesso. Raul foi professor voluntário na UFS, participou do NICE também como voluntário e se envolveu nas atividades da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Medium 4cc812b56d6170d9f3b3ce94c8d4869c