Sergipe participa da Campanha Nacional da Voz

12 de Abril de 2021, 06:42

Com o intuito de alertar a população sobre a prevenção e os cuidados com a própria saúde, especialmente, com a voz, será realizada a 23ª edição da campanha mais tradicional da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).

Com auge em 16 de abril, Dia Mundial da Voz, a campanha deste ano tem como foco a prevenção e tratamento do câncer de laringe. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 7.650 novos casos de câncer de laringe. O Brasil é um dos países com maior incidência da doença, que, quando diagnosticada no início, tem grande possibilidade de cura.  

Segundo o atual Diretor Secretário Adjunto da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Diretor Clínico da Otocenter, Dr. Daniel d’Avila, as pessoas devem agir para se prevenir. Uma grande parte dos pacientes só procura o médico otorrinolaringologista quando a rouquidão já está instalada. “O tempo entre o início da rouquidão e a avaliação com o otorrinolaringologista é crucial para se detectar as lesões e iniciar o tratamento de forma precoce. Toda rouquidão que persiste por mais de 15 dias precisa de um diagnóstico médico. São raros aqueles pacientes que procuram nossa ajuda para prevenir problemas na voz. Em geral, os mais cuidadosos são os profissionais da voz como cantores, por exemplo”, detalha. 

Durante o mês de abril, a Otocenter promove ações nas redes sociais e na imprensa para mobilizar a sociedade sergipana em prol da prevenção do câncer de laringe e dos cuidados com a voz. “Sergipe, desde a primeira edição da campanha participa ativamente e contribui com o Brasil com muitas orientações sobre o tema. Nosso estado sai na frente mais uma vez ao ser o primeiro do país a receber o Jovens Cantores do Brasil”, projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 179371.  

Crianças e adolescentes que formarão um coral estão recebendo atendimento e tratamento gratuitos. “Vale a pena ressaltar a importância de ter uma abordagem preventiva em relação aos cuidados com a voz. E o Projeto Coral Jovens Cantores do Brasil é um grande exemplo disso, pois todos os 53 integrantes foram avaliados e realizaram a videolaringoscopia, antes de iniciar as suas atividades de canto”, afirma. 

Acompanhe a Campanha através do Instagram: @cuidedasuavoz @otorrinoevoce @otocenter.aju   

Medium 28ad7cb35da451b1a0349e3ea287eb10