Sergipe tem 1º procedimento com dispositivo Pascal

05 de Junho de 2025, 06:01

Pela primeira vez, foi realizado o primeiro procedimento em Sergipe com o dispositivo Pascal (da empresa Edwards Lifesciences). O método ocorreu no dia 3 de junho, no Hospital Primavera, trazendo uma inovação significativa no tratamento minimamente invasivo para a insuficiência mitral, uma alteração no funcionamento da válvula mitral do coração que pode causar sintomas como falta de ar ao realizar esforços, cansaço excessivo, tontura e/ou desmaios.

O dispositivo é inserido por um catéter pela veia femoral (na virilha) e a correção é feita sem a necessidade de corte, reduzindo assim, riscos de complicações e o tempo de recuperação. Esse tipo de procedimento é recomendado para pacientes de alto risco, que não são candidatos à cirurgia convencional. A técnica que durou em torno de 90 minutos, foi realizada em uma paciente de 84 anos, com um diagnóstico de insuficiência cardíaca limitante tendo como causa a insuficiência mitral importante.

O cardiologista intervencionista do Hospital Primavera, Dr Thiago Lopes, juntamente com uma equipe renomada de cardiologistas e ecocardiografistas, comemorou o procedimento.  "Com o reparo dessa válvula a gente espera que a paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Os resultados na grande maioria das vezes são satisfatórios, diante de uma tecnologia que tem demonstrado ser bastante eficaz e segura. Por tratar-se de um dispositivo (PASCAL) utilizado ainda poucas vezes no país este procedimento foi filmado por equipe especializada e será apresentado no XLIV Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e do XVII Congresso Maranhense de Cardiologia, de 31 de julho a 2 de agosto, em São Luís, no Maranhão", enfatizou Dr. Thiago. 

Também fez parte da equipe médica, o cardiologista intervencionista, Dr. Estévão Martins, do Rio de Janeiro.

Medium 6813eb65fff2aafd235b15c098dd779a