Serviço de plantão psicológico é lançado em Sergipe

04 de Agosto de 2020, 06:42

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fazia uma estimativa de que até 2020 a depressão se tornaria a doença mais incapacitante do mundo. Somente até fevereiro deste ano, o atendimento a sergipanos com problemas emocionais chegou à marca de mais de 100 mil pessoas, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV). Mas a situação que já era alarmante se tornou ainda mais preocupante com a pandemia de covid-19.

 

Diante da necessidade, a Clínica Physis Saúde Integral lança o plantão psicológico em Aracaju, um importante serviço que possibilitará que pessoas em crise emocional tenham atendimento imediato. O paciente liga para (79) 3027-7165 ou envia mensagem para o whatsapp (79) 98118- 9768 avisando da urgência e é atendido presencialmente por uma psicóloga.  

 

Segundo a psiquiatra, especialista em saúde mental coletiva e em planejamento em saúde, professora dos cursos de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT), sócia-administradora da Physis e idealizadora do projeto, Ana Raquel, a ideia surgiu a partir da necessidade das pessoas que passam por situações agudas ou não planejadas, a exemplo da pandemia, e terminam demandando muito esforço emocional. “Nem sempre as pessoas conseguem ter acesso a um profissional de psicologia na hora e no momento que o indivíduo tem essa demanda. Muitas vezes estamos precisando de um aconselhamento, falar de um assunto que está nos afligindo demais, ou qualquer outro momento onde haja a necessidade da orientação de um profissional qualificado da área de psicologia”, explica.  

 

Ainda segundo a psiquiatra, as situações de conflito frente a pandemia, ao desemprego e as situações com os familiares devido a maior convivência em casa, a perda de familiares e pessoas queridas, medo da contaminação e outros anseios geram problemas em jovens, adultos e idosos. Pensando nisso, surgiu a criação do plantão psicológico, uma tecnologia validada que tem impacto e resultado para demandas emergentes.  

 

De acordo com a psicóloga clínica há mais de 20 anos, professora universitária, Doutora em Ciências da Saúde e idealizadora do projeto, Mônica Silveira, o plantão psicológico se caracteriza por uma prática clínica diferenciada da técnica tradicional. “Na modalidade da psicoterapia e também aconselhamento psicológico, a pessoa agenda seu atendimento com o psicólogo na clínica e é atendida posteriormente. Já a proposta do plantão psicológico está disponível para a população em um horário mais frequente. O objetivo é facilitar e restabelecer o equilíbrio e adaptação a situações mais urgentes do paciente”, afirma Silveira.   

  

A psicóloga destaca que a partir do acolhimento haverá uma intervenção dentro da técnica psicológica e se for necessário o paciente pode ser encaminhado para outro profissional.  

  

O plantão psicológico pode ser ofertado individualmente e também na modalidade de família. Esse tipo de atendimento fornece alívio, orientação e apoio às pessoas da comunidade em geral que se sentem desesperadas ou com problemas naquele momento contextualizados. No atendimento trazemos uma visão nova, mais realista em termos de ter um ponto de vista técnico sobre o assunto”, finaliza.    

 
 

 

Medium 927b282a4ebd741b0afc7ea3abdae13f