Sucos para aumentar a imunidade

18 de Maio de 2020, 06:40

Em tempos de pandemia, a grande preocupação das pessoas é buscar medidas para reforçar o sistema imunológico, com o objetivo de obter mais resistência a doença. No entanto, embora extremamente importante, a ampliação das defesas do corpo deve ser adotada diariamente, não apenas durante a proliferação de uma doença, para que a longo prazo sejam efetivas.

O Etc & Tal convidou o nutricionista Decio Santos (@deciosantosnutri) para ensinar duas receitas práticas de sucos que, além de ajudar no sistema imunológico, são saborosos e nutritivos. Basta você escolher o que mais lhe agrada e tomá-lo na hora que preferir.

Segundo o nutricionista, o ideal é combinar dois ou mais alimentos na composição dos sucos. “A escolha das frutas ou verduras que serão utilizadas no suco para melhorar a imunidade é muito importante. Elas precisam ser ricas em vitamina C, fibras e outros nutrientes que reforcem as defesas do corpo. Quando ocorre a queda da imunidade, a velocidade de resposta do corpo para combater os agentes patogênicos diminui, tornando nosso corpo mais propenso a contrair doenças como gripes, resfriados, fadiga, além favorecer o surgimento de infecções, etc.”, explica. 

Vamos conferir?

 

Abacaxi com couve e limão

INGREDIENTES

  • 1 xícara de abacaxi
  • 1 limão
  • 1 folha de couve
  • 150 ml de água gelada

MODO DE PREPARO

Primeiro, higienize bem os ingredientes. A folha de couve deve ser lavada e colocada por 20 minutos de molho em água com solução de hipoclorito: uma colher sopa de água sanitária para um litro de água.

Bata no liquidificador 1 xícara de abacaxi em cubos, 1 limão espremido (suco), 1 folha de couve e 150ml de água gelada. Depois coe. Essa receita é rica em vitamina C provenientes do limão e do abacaxi. A couve possui vitamina K que, no entanto, deve ser evitada por quem utiliza medicamentos anticoagulantes.

 

 

Laranja com cenoura e gengibre

INGREDIENTES

  • 1 laranja
  • ½ cenoura média
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 200 ml de água gelada

MODO DE PREPARO

Primeiro, higienize bem os ingredientes. Bata no liquidificador 1 laranja picada em cubos, ½ cenoura média, 1 pedaço pequeno de gengibre e 200ml de água gelada. Depois coe, ou se preferir, pode tomar sem coar. A laranja proporciona vitamina C, enquanto a cenoura possui betacaroteno – um importante antioxidante – e o gengibre tem funções anti-inflamatórias e expectorantes. O gengibre, porém, não é indicado para hipertensos.

Medium 3055bf0e3cd9554c21a62032b238f096