Técnicas terapêuticas ajudam no retorno presencial às aulas

20 de Agosto de 2021, 06:41

Para ajudar nesse momento de retorno as aulas, após um ano e meio no ensino remoto, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) têm sido muito utilizadas. Trata-se de recursos terapêuticos que atuam na prevenção de doenças e recuperação da saúde, com ênfase no acolhimento e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Cíntia Barreto, terapeuta holística, auxilia as crianças a lidarem com o medo e a insegurança por meio das práticas complementares, como aromaterapia, florais de bach e o Reiki, uma técnica que utiliza a imposição de mãos para canalizar a energia vital visando promover o equilíbrio energético. Segundo ela, a disseminação do conhecimento, a tendência é que faz que modalidades como reiki sejam melhor aproveitadas no dia a dia do indivíduo.  “Cada vez mais, as pessoas estão aderindo a tratamentos que utilizam recursos terapêuticos que podem somar à medicina tradicional, o que sem dúvida pode trazer mais saúde e qualidade de vida, inclusive no pós-pandemia”, afirma.

Ainda segundo Cintia, os processos são fundamentais para combater emoções negativas. E as PICS irão ajudar aos jovens e crianças a retornarem às aulas de forma mais tranquila, mesmo que seja num ambiente diferente. “O momento que estamos vivendo foi desafiador para todos. Os nossos jovens e crianças também estão recebendo as informações negativas a todo momento. Precisamos cuidar e observar para que o retorno às aulas não seja traumático, assim como foi, para alguns, a ida para o online”, disse.

O apoio e envolvimento da família tem papel importante no tratamento. Com o núcleo familiar envolvido e realizando os procedimentos em casa, todas as etapas são concluídas e o resultado é muito satisfatório. Assim, os pacientes conseguem eliminar todos os medos e inseguranças nesse processo de volta às aulas e atingir um melhor desempenho na escola.

 

Mais informações através do instagram @terapeutacintiabarreto

 

Reiki

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Reiki é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - assim como yoga, arteterapia, meditação, entre outras. O método funciona como uma limpeza energética para alinhar os chakras - centros das energias vitais. A prática, desenvolvida no Japão, pode ainda reduzir sintomas de estresse, depressão e ansiedade, dores, insônia e muito mais.

Medium fe9ad7dd336d28ad84948ca4d2e83b32