Telemedicina ganha espaço no Brasil

28 de Maio de 2020, 06:50

Diante da pandemia do Covid-19, a telemedicina se fortalece como uma das grandes aliadas para auxiliar no atendimento sem expor pacientes a riscos desnecessários. Por meio da consulta online, médicos podem atender e repassar orientações, prescrições e encaminhamentos à distância, ajudando também a desafogar o sistema de saúde.

Durante o enfrentamento da doença, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o seu uso para atendimentos à população, contando inclusive com o aval do Conselho Federal de Medicina (CFM). Desta forma, médicos poderão implementar ferramentais digitais em seus consultórios para atender aos pacientes por intermédio de plataformas seguras.

Antes da flexibilização nos atendimentos, apenas profissionais de saúde podiam utilizar os serviços de telemedicina – a fim de obter aconselhamento clínico. No entanto, agora estão liberados também o atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramentos e diagnósticos.

Os atendimentos podem ser feitos por meio de telefone, computador ou tablet. Cabe ao médico e ao paciente acordarem sobre o meio em que a consulta será realizada. Por telefone, no entanto, a falta de visualização do paciente requer do médico maior sensibilidade e uma anamnese ainda mais apurada.

 

Medium e7f53376f62366764676af127ba12663