Após quase dois anos de pandemia e com a diminuição das medidas de isolamento, uma pergunta começa a surgir no meio corporativo. O trabalho presencial voltará a ser uma realidade? A resposta, com certeza, não é a mesma para todas as empresas e depende de muitos fatores.
De acordo com estudo realizado pela Robert Half, primeira e maior empresa de recrutamento especializado do mundo, 67% dos entrevistados entenderam que é possível trabalhar em casa e 49% deles disseram que encontraram um equilíbrio maior entre o trabalho e a vida pessoal. A pesquisa foi feita com 800 profissionais brasileiros.
“As vidas mudaram como resultado da COVID-19, incluindo onde, como e quando trabalhamos. Os empregadores e suas equipes têm demonstrado bastante habilidade em operar a partir de diferentes localidades. Por isso, haverá lições importantes aprendidas que guiarão a relação de trabalho no futuro”, disse Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.
Ainda segundo o estudo, 86% dos entrevistados gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência do que antes da pandemia. Por outro lado, 45% acreditam que será mais difícil construir relacionamentos fortes com colegas se as equipes não estiverem no mesmo prédio.
O modelo híbrido é a solução?
O trabalho híbrido é um modelo no qual se alternam os dias em home office e os dias presenciais no escritório. Essa forma não é novidade no mundo e tende a ganhar força no pós-pandemia. Seria esse o modelo ideal de trabalho para um futuro próximo?
Francisco Almeida, diretor administrativo-financeiro do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (ITP), acredita que, dentro de um contexto geral, a pandemia potencializou o que já existia. “Nas empresas que já utilizavam o modelo híbrido de trabalho, ele foi aprimorado e deverá ser estimulado daqui pra frente; já as empresas nas quais o modelo foi adotado apenas por obrigação, estas devem acabar optando pelo modelo 100% presencial”, explicou.
Algumas empresas já conseguiram tomar essa decisão. O Construtor de Vendas é uma delas. Kelli Passos, gestora de Gente e Cultura da empresa, elaborou e realizou pesquisas com a equipe até chegar à conclusão final. “Na pandemia, aprendemos muito sobre capital humano, portanto, a decisão pelo modelo híbrido foi tomada em conjunto com nossos colaboradores. Com esse modelo de trabalho, acreditamos que é possível assegurar a qualidade do resultado final e o bem-estar de toda a nossa equipe”, explicou.
Os números ratificam o que o diretor do ITP informou. Só nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online – um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que em 2020). Os dados foram levantados pela Neotrust.