Tiradentes Innovation Center tem nova direção

08 de Fevereiro de 2021, 06:41

A biomédica e pesquisadora pernambucana, Deborah Zanforlin, é a nova gerente do Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação que atende às unidades do Grupo Tiradentes e é aberto a toda a sociedade. Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com especialização junto ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (EUA), a cientista tem quase 10 anos de experiência em inovação, desenvolvimento de hard tech, gestão e liderança de startups.

Nos EUA, Deborah Zanforlin criou e liderou a ConquerX, desenvolvedora de um chip biossensor que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial por meio de um teste sanguíneo. O projeto foi premiado em 2017 pelo StarHub Boston e certificado pelo programa Horizon 2020, da União Europeia.

O trabalho junto à Universidade de Massachusetts (UMass), em Boston, permitiu que a pesquisadora também liderasse o StEP (Student Entrepreneurship Program), um programa de incentivo ao empreendedorismo estudantil. Zanforlin trará essa experiência ao Tiradentes Innovation Center, criado em 2019 como um espaço para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias, ecossistemas e startups voltadas à educação e à ciência.

“Todo o centro é voltado para fomentar as áreas de educação, alimentar o processo de criatividade durante todos os problemas que a gente tem nas startups, e como desenvolver soluções para esses problemas. Temos espaço maker, espaço de co-working, e a ideia é de que façamos uma conexão com esse sistema de empreendedorismo, contribuindo para resolver os problemas da educação”, explica.

Medium 5c6409ff4e516c03a87a23c448e6abf6