Tratamento de saúde mental deve ser multidisciplinar

26 de Janeiro de 2021, 06:41

A indústria do cinema e da teledramaturgia por anos demonstrou o tratamento aos pacientes de saúde mental como algo agressivo e não inclusivo, criando uma visão obscura em relação ao tema que persiste até hoje na sociedade. Felizmente a realidade vem mudando e instituições como a Equilíbrio Clínica Dia em Aracaju promovem tratamento humanizado e multidisciplinar, ação que gera qualidade de vida para os pacientes fazendo com que muitos desses voltem a ter uma vida normal em comunidade.   

De acordo com Kelly Coutinho, sócia-administradora e assistente social da  Equilíbrio Clínica Dia, por muito tempo o tratamento de saúde mental foi resumido apenas ao acompanhamento psicológico, psiquiátrico ou medicamentoso. “A união dessas três vertentes de fato é muito importante, mas para resultados mais efetivos é preciso estimular o paciente de outras formas. O tratamento multidisciplinar busca enxergar o paciente além do seu diagnóstico, estimulando novas habilidades muitas vezes prejudicadas pelo próprio processo de adoecimento”, explica. “Além de retirar o paciente da crise, o objetivo é também empoderá-lo, oferecer ferramentas para que possa ressignificar sua história e ser protagonista da própria vida. A abordagem multidisciplinar amplia o significado do que é terapêutico. Às vezes um paciente que é introspectivo, sente-se mais à vontade para expressar-se em uma aula de teatro ou de musicoterapia, e isso é respeitar a individualidade, a dignidade e ir além dos rótulos. Nenhuma das atividades é mais importante que a outra, e todas são oportunidades de melhora para o indivíduo”, acrescenta.    

O modelo de clínica dia é relativamente novo e foi implantado de maneira pioneira em Sergipe pela instituição. “Nós acreditamos muito no poder da rotina e da disciplina para a saúde mental. Colocar o paciente em movimento, em contato com outras pessoas e atividades durante o dia é uma maneira muito eficaz de retirá-lo da crise e fortalecer seu processo de autoconhecimento. Por isso, nossos pacientes ficam conosco de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e durante a semana experimentam 11 atividades terapêuticas diferentes, além do acompanhamento médico, psicológico e medicamentoso. Possuímos oficinas de arteterapia, musicoterapia, pilates, teatro, yoga, dança e muito mais e todas estão aqui para facilitar o processo de melhora”, afirma Kelly.   

Os interessados em saber como funciona esse tratamento de saúde mental multidisciplinar podem entrar em contato através do telefone (79) 3024-5218.  

 

 

Medium 1f37f94ccdda108607ac426166b35cf4