UFS testará eficácia da vacina em pessoas imunizadas

22 de Janeiro de 2021, 06:40

De forma pioneira, o Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) fará testagem específica para verificar a imunidade das pessoas que se vacinaram contra o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo Lysandro Borges, professor da instituição, os municípios de Itabaiana e Riachuelo já contrataram o estudo. “Continuamos a parceria com esses municípios para a testagem de mais 10 mil pessoas para a Covid-19 e também mais 10 mil testes para verificação das pessoas que receberem a vacina para saber se elas estão, de fato, imunizadas”, resume Borges.

O professor explica que a pesquisa para investigar o nível de imunização das pessoas está ligada aos testes com leitura exclusiva de anticorpos anti-RBD. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o anticorpo anti-RBD é conhecido por este nome por estar relacionado a um subdomínio da proteína S do Sars-CoV-2. Ele é também um anticorpo com estrutura específica do novo coronavírus. “Caso a pessoa não forme esse anticorpo, posteriormente ela toma uma terceira dose da vacina”, salienta Borges.

De acordo com o professor universitário, de um modo geral, a análise através do anticorpo anti-RBD pode atestar realmente a imunidade das pessoa vacinadas. “É um projeto pioneiro no Brasil e ao redor do mundo poucos países estão fazendo esse teste para verificar a eficácia da vacina”, salienta Borges.

Medium 97c35b04e9a2fa8f1689bc763d156a70