Uso de luvas protege contra o coronavírus?

07 de Abril de 2021, 06:40

A principal forma de evitar a contaminação pelo coronavírus é higienizar corretamente as mãos - seja com água e sabão, seguindo as etapas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seja com álcool gel. Surge, então, a dúvida: o uso de luvas plásticas pode nos proteger da doença?

Luvas de uso único não protegem realmente contra o novo coronavírus. Em vez disso, elas podem aumentar o risco de infecção e espalhar patógenos por grandes superfícies. Assim como no caso das máscaras caseiras, que precisam de cuidados ao serem colocadas e retiradas do rosto, com as luvas acontece a mesma coisa.

De acordo com o infectologista Renato Grinbaum, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), essa é uma prática prejudicial. Se a pessoa, usando as luvas encostar-se a uma superfície contaminada e, em seguida, levar a mão aos olhos, à boca ou ao interior do nariz, entrará em contato com o vírus da mesma forma. “Ninguém tem o hábito de lavar as luvas. Além disso, o plástico vai concentrar a secreção por mais tempo que a pele. Não faz sentido algum”, afirma Grinbaum.

Embora luvas descartáveis sejam usadas em consultórios médicos ou por paramédicos, ela protegem as mãos apenas de contaminação grosseira, como sangue ou outros fluidos corporais. Elas só conseguem proteger da contaminação por bactérias e vírus por um período muito curto.

Luvas descartáveis podem até aumentar o risco de uma infecção, pois a pele começa a suar muito rapidamente sob as luvas. E o clima quente e úmido é o ambiente ideal para bactérias e vírus de todos os tipos.

Quem quer proteger a si e aos outros do coronavírus pode, portanto, se ater às medidas de proteção e higiene e deixar as luvas descartáveis de lado. Quem mesmo assim preferir utilizar luvas de uso único deve ao menos descartá-las corretamente após o uso e não simplesmente jogá-las fora.

Medium 5aec6052d180a87908a7d884b5eb3a7e