Uso de máscaras por crianças e adolescentes

03 de Junho de 2020, 06:39

Orientar pais e responsáveis sobre o uso adequado de máscaras por crianças e adolescentes. Essa é a proposta da nota de alerta divulgada nesta semana pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em função da pandemia de COVID-19. Na publicação, os pediatras fornecem dicas a respeito de como usar o equipamento em cada faixa etária, como colocar e retirar, quanto tempo utilizar, entre outras orientações.

Baseado em conhecimentos técnicos atualizados, o uso de máscaras está recomendado para todos acima de dois anos de idade. Elas são capazes de reter grande parte das gotículas expelidas no espirro, tosse e fala. Por isso, diminui significativamente os riscos de transmissão do novo coronavírus.

As máscaras caseiras, indicadas pelo Ministério da Saúde, são eficazes desde que essas sejam feitas com pelo menos duas camadas de tecido e cubra totalmente a boca e o nariz, sempre bem ajustados ao rosto e sem deixar espaço nas laterais.

Para a SBP, o ideal é que as crianças e adolescentes permaneçam em casa, mas, caso seja necessário que saiam, as máscaras devem ser utilizadas e adaptadas a eles.

A recomendação da SBP compreende também os cuidados com o uso de máscaras por faixa etária: crianças menores de dois anos de idade não devem usar máscaras, porque a salivação intensa, as vias aéreas de pequeno calibre e a imaturidade motora elevam o risco de sufocação; entre os dois e cinco anos, existe necessidade de supervisão constante; de seis a dez anos, a criança já poderá auxiliar no procedimento de uso, sob monitoração; acima de dez anos, a criança deve ser orientada, mas já é possível realizar todo o processo sozinha.

Crianças e adolescentes que apresentam atrasos no desenvolvimento e condições específicas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, transtornos do comportamento, podem ter mais resistência ao uso da máscara. Nessas situações, cabe tentar um treinamento e avaliar a adesão, de acordo com a resposta individual.

Confira as recomendações gerais da SBP:

- Adquirir máscaras de acordo com o tamanho do rosto da criança ou adolescente e certificar que está confortável;

- Lavar com água e sabão abundantes e/ou deixar de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa para 500ml de água) por 30 minutos;

- Após a secagem, passar ferro quente, de ambos os lados, armazenando em saco plástico limpo.

Medium 50b8a1207bda83f9d17150cf511440e6