Vacinação infantil evita doenças e salva vidas

21 de Setembro de 2020, 06:41

Manter a caderneta de vacinação em dia diminui a probabilidade de contrair diversas doenças na fase inicial da vida. Dessa forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta e orienta a população acerca da importância da vacinação infantil.

O ideal é que os pais cumpram rigorosamente as orientações que são repassadas pelas Unidades no atendimento à gestante. Ao nascer, a criança recebe o cartão de vacinação e aquele documento deve ser preservado no decorrer da vida, sempre cumprindo todas as etapas destacadas naquele documento.

O calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde, atualmente, oferece 19 vacinas gratuitamente, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas: BCG; HPV (vírus do papiloma humano); Pneumocócica 10 e 23, contra pneumonia; Meningocócica C, contra meningite; Febre Amarela; VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite); Hepatite B; Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b - conjugada e pertussis); Rotavírus; Hepatite A; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Dupla adulto (difteria e tétano); dTpa (difteria, tétano e coqueluche), DTP, varicela e meningo acwy.

De acordo com o pediatra da SMS, Willian Barcellos, quanto mais cedo as crianças receberem as vacinas, mais cedo estarão protegidas.  “A vacinação, principalmente para a pediatria, é algo de extrema importância porque cria uma proteção contra uma doença que pode  causar sequelas graves ou até mesmo óbito”, alerta.

A SMS ampliou a oferta para as pessoas que precisem de vacinas ou as crianças que estão com seu calendário vacinal desatualizado. Para isso, foi criado a marcação de vacinação por telefone, por meio do 0800 729 3534 digitando a opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia da vacina, o usuário deve comparecer ao Posto de Saúde cumprindo as recomendações de segurança sanitária de prevenção ao coranavírus, como uso de máscara, de álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

 

Medium cb2c27ad1cefb45d1a21427cddb7259a